Gershon Mendeloff foi um boxeador judeu nascido em Londres no ano 1893 que remataria por ser campeão mundial dos pesos welter.
Quando ingressou no Clube Atlético Judeu de Londres adoptou o nome pugilístico de “Kid” Lewis (o de “Ted” acrescentaram-lho posteriormente nos EEUU). Fixo-se boxeador profissional em 1909. Em 1913 conquistou o título britânico dos pesos pruma, e um ano depois outro tanto, mas a nível europeu.
Em 1915 viajou aos EEUU e, já na categoria dos welter, conquistou o título mundial tras derrotar a Jack Britton no que foi o começo duma rivalidade histórica, pois entre 1915 e 1921 enfrontraram-se em vinte oportunidades.
Retirou-se dos rings em 1929, com uns números totais de 170 vitórias (70 por KO), 30 derrotas, 13 empates e 66 nulos. Morreu em 1970.
Se traemos aquí a Ted “Kid” Lewis, não é tanto pelo destacado da sua carreira boxística, senão precisamente por um sucesso que aconteceu uma vez que pendurou as luvas de boxeo.
Em 1929, tras abandoar o mundo das 12 cordas, Lewis aceitou trabalhar, a câmbio de
Porém, arredor de 1932, Mosley converteu-se num firme seguidor do fascismo ánti-semita. Tras uma reunião com Mussolini, regressou a Inglaterra e, tras disolver o New Party, fundou a União Nacional de Fascistas. Quando os rumores dos novos postulados ánti-semitas chegaram a ouvidos de Ted “Kid” Lewis, decidiu render uma última visita ao quartel geral de Mosley. Fixo-o acompanhado pelo seu jovem filho, Morton.
Em palavras de Morton Lewis, isto é o que se passou:
“Quando chegamos havia dois fornidos homens na entrada vestidos, não com a camisa negra do New Party, senão com uma camisas marrões como as do Partido Názi. Por um momento Ted deteve-se como congelado. Subiu como um raio as escaleiras que levavam ao despacho de Mosley e, sem chamar, abriu a porta.
Mosley estava sentado, com dois dos seus gardaespaldas de pé à sua espalda. Os dois homens saudaram a Ted com o saúdo dos centuriões. Ted perguntou-lhe directamente: ‘É certo isso que se comenta de que es ánti-semita. Diz-me a verdade: es ánti-judeu?’.
Mosley sorriu ante a ingenuidade de Ted “Kid”. ‘Sim’. Cto seguido ergueu-se da cadeira e, pausadamente começou a contar-lhe a Ted os seus projectos e planos.
O rosto de Ted estava branco como a cera. Qualquer afeiçoado ao boxeo que o tivesse visto combater alguma vez teria-se decatado do sinal de perigo…Mosley seguia falando, e de súpeto se volveu e mirou fixamente a Ted, como para evaluar o efecto que as suas palavras lhe causaram.
Até esse momento Ted nem se movera. Então, como um raio, soltou um direitazo que estrelou contra a parede de enfronte a Mosley e a sua cadeira. Os dois gardaespaldas abalanzaram-se velozes sobre Ted e forcejearam. Outra direita ao mentão do primeiro desafortunado deixou-no KO ipso facto.
Ted girou-se e com um gancho de esquerda derrubou ao outro matão como se for um saco de patacas. Meu pai tomou-me da mão e saímos do despacho, baixamos as escaleiras passamos entre as duas moles que faziam garda na porta do edifício e marchamos. A umas
P.S.: Sir Oswald Mosley foi encarcerado e passou toda a Guerra no cárcere, ao ser considerado um risco para o país. A sua União Nacional de Fascistas foi um absoluto fracasso.
COMBATE TED LEWIS / BOY MCCORMICK (1921)
ROUND 1º AO 6º
ROUND 7º AO 14º
Sem comentários:
Enviar um comentário