domingo, 31 de maio de 2009

O JUDEU QUE NOQUEOU AO LÍDER FASCISTA BRITÂNICO

Gershon Mendeloff foi um boxeador judeu nascido em Londres no ano 1893 que remataria por ser campeão mundial dos pesos welter.

Quando ingressou no Clube Atlético Judeu de Londres adoptou o nome pugilístico de “Kid” Lewis (o de “Ted” acrescentaram-lho posteriormente nos EEUU). Fixo-se boxeador profissional em 1909. Em 1913 conquistou o título britânico dos pesos pruma, e um ano depois outro tanto, mas a nível europeu.

Em 1915 viajou aos EEUU e, já na categoria dos welter, conquistou o título mundial tras derrotar a Jack Britton no que foi o começo duma rivalidade histórica, pois entre 1915 e 1921 enfrontraram-se em vinte oportunidades.

Retirou-se dos rings em 1929, com uns números totais de 170 vitórias (70 por KO), 30 derrotas, 13 empates e 66 nulos. Morreu em 1970.


Se traemos aquí a Ted “Kid” Lewis, não é tanto pelo destacado da sua carreira boxística, senão precisamente por um sucesso que aconteceu uma vez que pendurou as luvas de boxeo.

Em 1929, tras abandoar o mundo das 12 cordas, Lewis aceitou trabalhar, a câmbio de 60 libras à semana, como gardaespaldas e entrenador físico do líder político britânico Oswald Mosley, um homem ao que muitos consideravam destinado a ser Primeiro Ministro. A formação de Sir Oswald Mosley, o Partido Novo [New Party], começou sendo uma organização de tipo populista e fortemente ánti-comunista, embora nos seus começos não eram razistas. No meio da época da Depressão, muitos viam no seu programa proteccionista e partidário de incrementar o gasto público uma táboa de salvação. Ted “Kid” Lewis, rematou por ser o chefe da sua garda pessoal, aos que ele próprio recrutava entre o mais bravucão do East End londinense.

Porém, arredor de 1932, Mosley converteu-se num firme seguidor do fascismo ánti-semita. Tras uma reunião com Mussolini, regressou a Inglaterra e, tras disolver o New Party, fundou a União Nacional de Fascistas. Quando os rumores dos novos postulados ánti-semitas chegaram a ouvidos de Ted “Kid” Lewis, decidiu render uma última visita ao quartel geral de Mosley. Fixo-o acompanhado pelo seu jovem filho, Morton.

Em palavras de Morton Lewis, isto é o que se passou:

“Quando chegamos havia dois fornidos homens na entrada vestidos, não com a camisa negra do New Party, senão com uma camisas marrões como as do Partido Názi. Por um momento Ted deteve-se como congelado. Subiu como um raio as escaleiras que levavam ao despacho de Mosley e, sem chamar, abriu a porta.

Mosley estava sentado, com dois dos seus gardaespaldas de pé à sua espalda. Os dois homens saudaram a Ted com o saúdo dos centuriões. Ted perguntou-lhe directamente: ‘É certo isso que se comenta de que es ánti-semita. Diz-me a verdade: es ánti-judeu?’.

Mosley sorriu ante a ingenuidade de Ted “Kid”. ‘Sim’. Cto seguido ergueu-se da cadeira e, pausadamente começou a contar-lhe a Ted os seus projectos e planos.

O rosto de Ted estava branco como a cera. Qualquer afeiçoado ao boxeo que o tivesse visto combater alguma vez teria-se decatado do sinal de perigo…Mosley seguia falando, e de súpeto se volveu e mirou fixamente a Ted, como para evaluar o efecto que as suas palavras lhe causaram.

Até esse momento Ted nem se movera. Então, como um raio, soltou um direitazo que estrelou contra a parede de enfronte a Mosley e a sua cadeira. Os dois gardaespaldas abalanzaram-se velozes sobre Ted e forcejearam. Outra direita ao mentão do primeiro desafortunado deixou-no KO ipso facto.

Ted girou-se e com um gancho de esquerda derrubou ao outro matão como se for um saco de patacas. Meu pai tomou-me da mão e saímos do despacho, baixamos as escaleiras passamos entre as duas moles que faziam garda na porta do edifício e marchamos. A umas 20 yardas rua abaixo, meu pai dixo-me que agardasse um momento. Dou-se a volta, regressou à entrada da sé de Mosley e se situou ante os dois vigiantes. Mirou-nos alternativamente ao rosto durante uns segundos. De novo, como uma exalação, mandou uma direita a um e um gancho de esquerda ao outro derrubando-os. E tranquilamente volveu junto a mim com um sorriso de orelha a orelha”.

P.S.: Sir Oswald Mosley foi encarcerado e passou toda a Guerra no cárcere, ao ser considerado um risco para o país. A sua União Nacional de Fascistas foi um absoluto fracasso.



COMBATE TED LEWIS / BOY MCCORMICK (1921)


ROUND 1º AO 6º




ROUND 7º AO 14º


Sem comentários:

Enviar um comentário