domingo, 10 de maio de 2009

O PUNHO E A ESTRELA


O 19 de Abril de 1943 estalou a rebelião no Ghetto judeu de Varsóvia. O levantamento manteve-se até o 16 de Maio, em que foi definitivamente sofocado pelas tropas názis tras dinamitar a sinagoga Tlomacki, que simbolizou o final da existência do Ghetto.


56.000 judeus foram capturados durante as semanas que durou o combate e 631 búnkeres defensivos foram destruídos. Estima-se que entre 5.000 e 6.000 judeus morreram na luta, 7.000 foram passados por diante do pelotão de fussilamento e outros tantos deportados a Treblinka, onde morreram. Aqueles que não foram enviados a Treblinka, foram parar a campos de trabalhos forçosos em Poniatowa, Trawniki e Majdanek.


Entre as ruínas do guetto, encontrou-se uma inscripção feita com pintura num muro. Nela vemos uma Estrela de David que encerra dentro um punho fechado [ver image], e que simboliza a resistência activa do povo judeu contra o seu inimigo. Anos depois seria adoptada como logotipo da organização patriótica judea Kahane Jai, que em hebreu significa “Kahane vive”, e também “Fortaleza”.



Honramo-nos hoje em fazer nossa a herdança dos heróicos combatentes do Ghetto, e os que seguiram a sua estela, neste lugar onde falaremos de histórias, de resistenças, da sua relação com o judaísmo. E, por suposto, também de boxeo.




SIMON BAR KOCHBA


16 Iyar 5769


3 comentários:

  1. Boa tarde na realidade não é um comentário e sim uma pergunta...'DUVIDA'
    Fiz uma estrela de davi no pulso agora ouço dizer que não era bom ter feito; por vários significados..
    Vocês poderiam me dizer se foi errado ou não. e se foi errado por qual motivo..
    Obrigada meu nome é jucilene


    Oi novamente eu acabei de mandar um e-mail...ms esqueci de colocar o meu para saber da resposta.

    a_jucilene@yahoo.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://elpais.com/elpais/2015/09/10/ciencia/1441880248_999343.html

      Eliminar
    2. Se você é observante, o Levítico diz em 19:28 que as tatuagens são proibidas, assim seja uma estrela de David.

      Eliminar